Currently set to No Index
Connect with us

Finanças

Saiba quais os benefícios garantidos pelo INSS para os infectados.

Published

on

PUBLICIDADE

Muitos foram os trabalhadores contaminados durante a pandemia do coronavírus. Devido a necessidade de ir ao trabalho  muitos desses trabalhadores acabaram infectados, aqueles que sobrevivem precisaram buscar benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Como são benefícios criados recentemente devido à calamidade pública atual, muitas pessoas desconhecem.

PUBLICIDADE


Os trabalhadores que contribuem com o INSS e contraíram Covid-19 tem direito aos benefícios previdenciários e trabalhistas. Terão direito os que se contaminaram no trabalho ou fora dele.

O auxílio por incapacidade é destinado aos trabalhadores que precisam ficar afastsado das suas atividades trabalhistas por mais 15 dias devido a doença. Para quem contraiu Covid-19 terá direito ao auxílio por incapacidade.
Será preciso passar por uma perícia médica para ter direito ao recebimento.

Há dois tipos de auxílio por incapacidade: o acidentário e o previdenciário.

  • Acidentário: Quando o afastamento é ocasionada em razão do trabalho
  • Previdenciário: Quando o motivo da doença não possui relação com o emprego
    Nesses dois casos, o trabalhador irá receber 91% do salário do benefício. O cálculo é feito em cima dos salários de contribuição. Sendo assim, o segurado que tiver direito ao auxílio-doença vai ter uma redução de 9% no valor do resíduo a ser recebido.

Quem contraiu Covid-19 poderá contar também com o benefício do INSS, aposentadoria por incapacidade permanente. Quando trabalhador não tem mais condições de execer suas funções, por sua incapacidade ser permanente.

Terá de ser comprovado pelo trabalhador que ele foi contaminado enquanto exercia o seu trabalho. Ele terá o benefício acidentário recebendo 100% do salário de benefício. Contudo, não tendo ligação com o trabalho, o pagamento será menor.

O contribuinte receberá 60% do salário de benefício, mais 2% a cada ano contribuído a partir de 15 anos de trabalho para mulheres e 20 anos de trabalho para homens. Essa aposentadoria pode ser cancela após a recuperação do trabalhador e o retorno ao trabalho.

Em caso de óbito, o valor será incluído à pensão deixada aos dependentes. Sendo assim, outro benefício garantido é a pensão por morte. Sendo destinada aos dependentes do contribuinte falecido por causa da Covid.

Acesse também:

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *