Connect with us

Artigos

Como conseguir uma bolsa de estudo? Descubra neste artigo

Conheça neste artigo 5 formas de conseguir uma bolsa de estudo integral para sua graduação.

Published

on

By

Publicidade

Para quem busca estudar de graça, saiba que as universidades públicas não são o único caminho. Existem diversas formas de ingressar em instituições particulares de graça, por meio de bolsas de estudo integrais oferecidas com alguns critérios.

Essas bolsas são uma excelente alternativa para quem quer fazer uma graduação e não tem condições de bancar a mensalidade de uma faculdade particular. E para quem acha que não vai conseguir uma bolsa porque os programas só aceitam estudantes nota 10 ou em situação de carência socioeconômica, temos uma boa notícia: há iniciativas que não exigem nada disso.

Neste artigo, você vai conhecer os principais tipos de bolsa de estudo e o que precisa fazer para conseguir a sua.

Veja também:

LinkedIn anunciou a abertura de 96 cursos em português e gratuitos

Fundação Bradesco oferece diversos Cursos Online Gratuitos com Certificado

Fundação Getúlio Vargas anunciou a abertura de 110 cursos online gratuitos em diversas áreas

Como conseguir bolsa de estudo?

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é um programa de inclusão educacional criado no ano de 2004 pelo Ministério da Educação (MEC), com a finalidade de ajudar estudantes brasileiros que não têm condições de pagar o valor das faculdades particulares a ingressar no ensino superior por meio da concessão de bolsas de estudo que vão de 50% (parciais) a 100% (integrais) das mensalidades.

Os candidatos contemplados com o Prouni estudam em faculdades da rede particular de ensino que aderem ao programa e, ao conseguir uma bolsa parcial, o estudante terá que custear a outra metade das mensalidades do curso, já quem conseguir uma bolsa integral não precisará arcar com nenhum valor referente às mensalidades. A bolsa Prouni é válida durante todo o curso, mas, para isso, o estudante deve cumprir com todos os critérios estabelecidos pelo Prouni ao longo do período de estudos.

Fies

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC) que oferece financiamento estudantil aos estudantes de cursos de graduação de instituições privadas cadastrados no sistema. O objetivo é facilitar o acesso de jovens de baixa renda à educação superior.

Ao início de cada semestre letivo, o Fies abre inscrições para os candidatos que desejam concorrer a um contrato de financiamento estudantil.

Os selecionados contam com o auxílio do Governo Federal para o custeamento das mensalidades do curso, até a conclusão do mesmo. Após o fim da graduação, o beneficiado deverá devolver o valor financiado pelo governo em parcelas mensais.

PUBLICIDADE

 


CNPq

O CNPq (Conselho Nacional de Conhecimento Científico e Tecnológico) é uma fundação pública, ou, em outras palavras, um órgão privado criado por ato legislativo para realizar funções públicas. Está vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

A solicitação de bolsas individuais no país devem ser solicitadas pelos pesquisadores por meio de formulário disponível no sítio do CNPq, de acordo com o calendário e as normas de cada modalidade.

As quotas de bolsas de Iniciação Científica, de Iniciação Tecnológica, de Mestrado e Doutorado são oferecidas às instituições de ensino e pesquisa e aos cursos de pós-graduação. Os interessados devem solicitar as bolsas dessas modalidades diretamente às referidas instituições, através das coordenações dos Programas.

Empresas privadas

Algumas empresas disponibilizam ajuda de custo para que seus colaboradores ou familiares de primeiro grau possam ter acesso a uma educação de qualidade.

As regras desse tipo de bolsa de estudo vão variar muito, pois cada empresa pode determinar a sua. Existem empresas que oferecem bolsas para filhos dos colaboradores que estão no ensino fundamental ou médio.

Já a faculdade geralmente é oferecida como benefício para o próprio colaborador, assim como cursos de atualização profissional. Além disso, as bolsas podem variar entre integral e parcial.

PUBLICIDADE

 


Programa Escola da Família

O Escola da Família é um programa criado pelo Governo do Estado de São Paulo que concede bolsas de estudo integrais. A Secretaria de Educação custeia 50% do valor da mensalidade do curso e as Instituições de Ensino Superior assumem a outra parte.

É uma boa oportunidade de você fazer a graduação dos seus sonhos com uma bolsa de estudos de 100%. Em contrapartida, você se compromete a desenvolver aos finais de semana atividades compatíveis com a natureza de seu curso de graduação em escolas estaduais ou municipais.

Gostou do nosso artigo: “Como conseguir uma bolsa de estudo?” Continue nos acompanhando! Assine nossa newsletter e receba em primeira mão notícias sobre cursos gratuitos e concursos abertos no país.

    Click to comment

    Leave a Reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *