Currently set to No Index
Connect with us

Processo Seletivo

Como funciona o Processo Seletivo

Published

on

By

Uma das etapas mais importantes na contratação de novos funcionários para uma empresa é o processo seletivo. Justamente porque através dele os avaliadores que geralmente compõem o RH de uma empresa conseguem discernir quais são os melhores candidatos a uma vaga no seu quadro de funcionários.
No entanto, aqueles que estão a procura de um emprego podem e devem entender como funciona o processo seletivo. Dessa forma, será possível também ver o quais são as chances de ser contratado.
Portanto, neste artigo, você vai obter informações atualizadas que vão te ajudar a saber como um processo seletivo pode ser o ponto de parida para uma nova etapa em sua vida profissional.

1 – Definição De um Perfil Profissional Que a Empresa Procura

Publicidade

Geralmente o recrutador define um perfil profissional que está procurando para ocupar uma vaga no quadro de funcionários da empresa.

Isso faz parte da organização que toda empresa deve ter, contratar pessoas que se encaixem em seu perfil profissional com certeza vai trazer mais facilidade em uma satisfação com seus profissionais.

Esse perfil é definido pelo setor de RH – Recursos Humanos, nesse caso, a empresa conta com uma equipe profissional com capacidade de fazer esse tipo de avaliação.

2 – O Desenvolvimento do Perfil Profissional Que a Empresa Procura

Nessa avaliação, o perfil profissional que a empresa procura deve preencher alguns requisitos que farão com que os avaliadores cheguem a conclusão de que aquele candidato tem condições de exerce-las, por exemplo:

  • Voluntariedade para cumprir com as atividades.
  • Responsabilidade profissionais.
  • Conhecimento do cargo que está sendo oferecido pela empresa.
  • Experiência para ocupar o cargo que está sendo oferecido.
  • Conhecer detalhes da remuneração e benefícios que fazem parte do cargo.

A maioria das empresas não entram no assunto do salário logo no começo do processo seletivo, e a razão é não gerar insatisfação nos candidatos que ganhavam mais no emprego anterior. Geralmente, o salário é comentado já durante a entrevista ou no processo de preparação para o inicio das atividades profissionais.

 

3 – A Divulgação Do Perfil Profissional Que a Empresa Procura

Nessa etapa, o empregador vai mostrar em detalhes que ele espera de um profissional para ocupar uma vaga em seu quadro de funcionários. Para essa conclusão o recrutador vai usar algumas fontes como por exemplo:

  • Rede de relacionamentos pessoais.
  • Site oficial da empresa.
  • Agências de consultorias de emprego.
  • As faculdade e instituições de classe.
  • Redes sociais.
  • Grupos de WhatsApp.

Graças ao avanço da internet, o recrutador vai ter mais facilidade para manter um contato com os candidatos. Por isso, é bom que o interessado em ocupar uma vaga na empresa tenha também facilidade de contato.

4 – A Importância Da Entrevista Com a Empresa

Depois de manter um primeiro contato com o candidato a preencher uma vaga na empresa, o mesmo será convidado para uma entrevista, onde então será feito um contato pessoal com os recrutadores.Vale ressaltar aqui que a etapa de entrevista já é um grande avanço na contratação, pois com certeza outros candidatos já ficaram pra trás e então ela ganha uma importância muito grande.Portanto, na entrevista é necessário causar sim uma boa impressão e assim prosseguir no processo seletivo que a empresa está fazendo.Disciplina com horário, boa maneira de se vestir, saber conversar respondendo com precisão as perguntas e acima de tudo demonstrar interesse em ocupar a vaga são fundamentais para uma boa pontuação no processo seletivo.

5 – Como Funciona a Negociação Salarial?

A grande regra para os candidatos que estão a procura de um novo emprego e desejam é somente falar sobre salário quando o recrutador te perguntar.

Ou seja, não adianta já querer saber quanto você vai ganhar, primeiro é preciso encaminhar uma contratação junto a empresa para depois entrar no assunto do salário que geralmente vai ser o definido como base da empresa.

Por isso mesmo, raramente vemos discordância nesse assunto, até porque a empresa tem um padrão definido em sua politica salarial.

No entanto, para evitar problemas com o candidato, as informações sobre salários e benefícios devem ser tratadas sim no momento exato, um deles é quando o candidato já passou pela entrevista e está caminhando para a integração junto a empresa.

 

6 – Conclusão: Como Ter Uma Boa Pontuação No Processo Seletivo?

A conquista de uma vaga no mercado de trabalho tem sido muito comemorada nesses dias, até porque muitas pessoas estão na luta a  muito tempo já e por isso um emprego é uma grande vitória.

Sendo assim, desejamos que este artigo possa trazer o conhecimento que tanto as pessoas precisam e assim se preparar para uma etapa tão importante como o processo seletivo.

Portanto se você está buscando por uma oportunidade saiba que a perseverança e dedicação fazem parte de uma experiência bem sucedida profissionalmente.

Já para o recrutador, quando ele encontra um bom funcionário, com certeza é o resultado de um bom trabalho, inclusive se o novo funcionário se destacar e conseguir entregar o que a empresa espera dele.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *