Connect with us

Artigos

Concurso Público: Conheça as vantagens e cuidados ao pagar a inscrição!

Published

on

As vantagens ao garantir uma vaga em um Concurso Público

PUBLICIDADE

Por diversos motivos, como salário, perspectivas de carreira e estabilidade financeira, muitos brasileiros anseiam por uma carreira obtida com bom Concursos Pubílico. Os concursos são realizados com o objetivo de contratar funcionários para exercer funções na administração pública, no poder executivo e em órgãos legislativos, ou seja, qualquer entidade que constitua um país deve realizar concurso para contratar funcionários.

PUBLICIDADE


A diferença é que os salários desses cargos muitas vezes são muito altos, sem contar todos os teus benefícios, que são:

  • Auxílio Moradia;
  • Abonos;
  • Auxílio Saúde;
  • Décimo terceiro salário;
  • Estabilidade financeira;
  • Entre muitos outros. É claro que nem todos os cargos públicos oferecem esses benefícios, mas alguns deles, como os tribunais locais, o Ministério Público e cargos de alto escalão na administração, têm esses benefícios.

Quais os benefícios de ser um funcionário público?

Estabilidade Os servidores públicos têm a garantia de que não serão demitidos por vontade própria ou de seus superiores. Isso porque as funções desempenhadas pelos concursados são de interesse coletivo, devendo o servidor público exercer suas funções e não ordens aparentemente ilegais de seus superiores.

Isso não significa que uma pessoa possa ter qualquer comportamento, seja incompetente e desrespeitosa com os outros e não possa ser demitida. O fato é que, para demitir um funcionário público, é preciso primeiro passar pelos procedimentos administrativos e apurar as infrações, cabendo a uma comissão, não seu superior hierárquico, decidir se um funcionário público deve ser demitido.

Se houver uma decisão judicial final e irrecorrível do funcionário ele então é demitido, ou se passar por um processo administrativo ele também pode perder o cargo. Ou ele pode perder sua posição no processo de gerenciamento de avaliação de desempenho do servidor que não é ideal.

A estabilidade só é adquirida após passar pelo estágio probatório, caso seja a nível federal o prazo é de 3 anos. Mas esse tempo não é fixo, cada estado e munícipio possui sua decisão fixa sobre o tempo de seus funcionários.

Progressão de carreira – Muitos concursos públicos oferecem a progressão e perspectiva de carreira ao funcionário. No começo o servidor irá começar em um cargo mais baixo enquanto estiver em seu estágio probatório.

Depois de determinado tempo ele poderá crescer profissionalmente dentro do órgão público em que atua, podendo ser responsável pela chefia de determinado setor ou até mesmo direção de algum departamento inteiro.

Certamente essas promoções vão implicar em aumentos em seus subsídios de diversas formas. Portanto esta é uma grande vantagem de ser funcionário público.

Regime de previdência privada – Os servidores públicos contribuem para um sistema e um fundo de previdência próprio de sua classe, portanto as regras para a sua aposentação serão diferenciadas das demais, seja no processo de concessão ou até mesmo no valor que poderão receber futuramente.

Indenizações- Funcionários públicos federais têm direito a compensação, incluindo:

  • Auxílio Moradia;
  • Diariárias;
  • Transporte;
  • Ajudas de custo.

Essas indenizações têm como objetivo garantir ao servidor público federal que, caso precise se deslocar, utilizar transporte ou mesmo ir a outros locais, poderá se estabelecer e exercer sua função. Esses benefícios valem apenas para funcionários federais, e se você quiser fazer uma licitação perante qualquer estado ou município, é interessante conferir a legislação com antecedência e forçar a fiscalização de seus direitos e obrigações como servidor.

PUBLICIDADE


Saiba quais cuidados dever ter na hora de pagar sua inscrição!

Veja algumas dúvidas frequentes e o esclarecimento das mesmas.

Quais opções disponho para efetuar o pagamento da taxa de inscrição?

– Você deve efetuar o pagamento da taxa de inscrição obrigatoriamente por intermédio do boleto bancário
gerado após o preenchimento e o envio eletrônico do Requerimento de Inscrição via Internet, respeitando-se o
período especificado no cronograma que se encontra disponível no sitio eletrônico do concurso.

Até quando devo efetuar o pagamento da taxa de inscrição
– Você deve efetuar o pagamento da taxa de inscrição até a data estabelecida como último dia para a realização de tal procedimento de acordo com o cronograma que se encontra disponível no sitio eletrônico do concurso.

Finalizei o processo de inscrição e não imprimi o boleto bancário. Ainda posso solicitar a impressãodo boleto bancário?

– Sim, você pode solicitar a impressão do boleto bancário correspondente à sua inscrição a qualquer momento, respeitando-se o prazo de impressão do boleto bancário constante do cronograma do concurso que se encontra disponível no sitio eletrônico, utilizando o link “Impressão do boleto bancário” do item “Inscrição” disponível no sitio eletrônico do concurso

O que acontecerá se eu imprimir e pagar o boleto bancário referente a um Requerimento de Inscrição que eu realizei com pedido de isenção do pagamento da taxa de inscrição?

– Se você imprimir e pagar o boleto bancário referente a um Requerimento de Inscrição que você realizou com pedido de isenção da taxa de inscrição, você terá o seu pedido de isenção desconsiderado para aquela inscrição, prevalecendo o pagamento.

Uma vez tendo realizado o pagamento da inscrição ou tendo solicitado a isenção do pagamento da taxa de inscrição, até quando deverei aguardar para que a minha inscrição seja considerada efetivada?

– Após você pagar o boleto bancário são necessários alguns dias para que a rede bancária nos informe que houve recolhimento da taxa de inscrição. Quando recebemos, da rede bancária, a informação que houve recolhimento da taxa de inscrição alteramos a situação da sua inscrição para “Inscrição paga”. Ou, por outro lado, quando recebemos a confirmação do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) que você tem direito à isenção da taxa de inscrição alteramos a situação da sua inscrição para “Inscrição isenta”. Repare que existem, no cronograma que se encontra disponível no sitio eletrônico do concurso, prazos específicos para a divulgação das inscrições que estão isentas de pagamento da taxa.

Por que minha inscrição ainda está com a situação “Em aberto” se já paguei o boleto bancário há alguns dias?

Verifique as seguintes possíveis situações:
a) você realizou mais de uma inscrição, pagou o boleto bancário de uma das inscrições e está consultando a situação de outra inscrição;
b) você agendou o pagamento do boleto em sua conta bancária, mas no dia do vencimento não havia saldo suficiente para o pagamento.
Caso não esteja ocorrendo alguma das situações acima procure imediatamente a agência bancária onde você efetuou o pagamento do boleto. A responsabilidade de nos comunicar o pagamento da taxa de inscrição é exclusiva da rede bancária.

Qualquer pessoa pode solicitar isenção da taxa de inscrição?

Não. Somente poderão solicitar isenção da taxa de inscrição aquelas pessoas amparadas nos termos do Decreto Federal nº 6.593 de 02 de outubro de 2008; ou seja, pessoas que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, de que trata o Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007; e que sejam membros de famílias de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135, de 2007.

Acesse também:

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *