Connect with us

Finanças

Confira novas informações sobre os pagamentos do 13º dos aposentados!

Published

on

PUBLICIDADE

As previsões dos pagamentos do 13º dos aposentados devem ser para maio, pelo menos o que os especialistas prevêem. As regras para pagamentos do benefício e suas demais burocracias devem justificar o que foi estimado.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, diz que o 13º de aposentados serão liberados assim que for aprovado o orçamento de 2021, algo que não aconteceu até agora. O texto, chamado de obra fictícia, já foi aprovado no Congresso e aguarda sanção do presidente.

PUBLICIDADE


Nesse impasse, abril ja chegou ao fim e o prazo para apuração dos custos da Previdência terminou no último dia 15 do mês. Outro ponto é que antes da antecipação, está previsto que devéra ser feito o levantamento do número de aposentados e valores a pagar. Por estas razões, o 13º não foi pago em abril, porém há grandes chances do pagamento ser agora em maio.

A antecipação do pagamento do 13º não depende do orçamento?

Mesmo com as declarações de Guedes, especialistas afirmam que a antecipação do pagamento de 13º para aposentados e a aprovação do orçamento de 2021 não estão interligadas.
As declarações do ministro que sugeriam que a aprovação do orçamento seria fundamental e necessária para a antecipação dos 13º para os aposentados. Segundo Matheus Rosa, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da FGV, a antecipação dos 13º para os aposentados não altera os valores, apenas as datas de pagamento.

O Governo Federal tem algum benefício com a antecipação do 13º?

Para Rosa, a antecipação da aposentadoria do 13º deve ser considerada uma prioridade. “A importância de antecipar o pagamento do 13º dos aposentados vem da constatação de que devido à atual situação de pandemia, com reflexos econômicos e para a saúde pública, é melhor que as pessoas recebam os recursos o quanto antes. Do contrário, o recebimento antecipado ou o cumprimento do cronograma usual de pagamentos não faria diferença ”, afirma.

Quando o trabalhador possui dinheiro em mãos, os seus gastos com combustível, alimentação, comidas, mercados, vai fazer com que economia continue a funcionar, beneficiando também o Governo.

Acesse também:

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *