Currently set to Index
Currently set to Follow
Connect with us

Artigos

ENEM: Saiba quais são os temas que mais caem na prova de matemática

Neste artigo abordamos os principais conteúdos de matemática na prova do Enem, e ainda dicas de estudo para preparação.

Published

on

By

Publicidade

Conforme a prova do Enem fica mais próxima, maior é a preocupação com uma de suas principais provas: a prova de matemática do Enem. Aplicada no segundo dia, apresenta 45 questões que testam a sua capacidade de raciocínio lógico e cálculo.

Porém, como qualquer outra prova do vestibular, apresenta assuntos recorrentes – e saber quais são, podem lhe ajudar a se preparar melhor. Ao saber quais são as questões de matemática que mais caem no Enem, você fica um passo a frente.

Ficou curioso? Prossiga com a leitura do artigo e saiba isso agora!

Prova de matemática do Enem: quais são as questões que mais caem?

“As questões de matemática do Enem são constantemente aplicáveis na vida real – a prova traz a matemática prática.”

A prova do Enem é aplicada em dois domingos consecutivos, sendo no segundo dia que ocorre a prova de Matemática e suas Tecnologias. Esse teste em específico apresenta 45 questões, que abordam diferentes conteúdos da matemática.

Baseado em provas anteriores do Enem, é possível deduzir alguns dos assuntos que podem cair. E quais são as questões de matemática que mais caem no Enem?

Assuntos de matemática que são mais recorrentes

  • Funções de 1º e 2º: funções de 1º grau (linhas retas) e de 2º (parábolas) são os assuntos mais recorrentes na prova de matemática. Dessa forma, acaba tendo bastante leitura de gráfico e equações nas questões;
  • Geometria e trigonometria: é possível encontrar na prova a geometria plana, espacial e analítica, o que envolve cálculo de área, de volume, de perímetro, etc. Um dos cálculos mais comuns acaba sendo o teorema de Pitágoras;
  • Porcentagem: como os assuntos de matemática são mais práticos, a porcentagem é bastante presente, já que envolve a matemática financeira. Em geral, as questões são de desconto ou aumento;
  • Estatística e probabilidade: a estatística envolve análises (como pesquisas e controle de qualidade), o que acaba exigindo mais interpretação de texto. Já a probabilidade se trata das chances de um evento acontecer;
  • Análise combinatória: na matemática do Enem, é comum o cálculo de combinações, ou seja, quantas combinações podem ser feitas com uma quantidade certa de elementos;
  • Razão e proporção: também conhecida pela regra de três, a razão é o quociente entre dois números e a proporção é a igualdade entre duas razões.

PUBLICIDADE


Quais outros assuntos podem cair nas questões de matemática?

A fração é bastante comum em provas anteriores do Enem, envolvendo as 4 operações (adição, subtração, multiplicação, divisão) e a simplificação de fração. Depois dela, vêm os logaritmos, que costumam ter presença carimbada na matemática do Enem.

Além desses dois, é possível encontrar:

  • Circunferências;
  • Sequências numéricas;
  • Aritmética;
  • Matrizes;
  • Ângulos;
  • Potenciação e conjuntos numéricos;
  • Função e equações exponenciais.

Como estudar matemática para o Enem?

Agora que sabe quais são os principais conteúdos de matemática, é hora de montar o seu planejamento de estudos. Como estudar matemática para o Enem? Aqui vão algumas dicas!

Divida bem o seu tempo de estudos

Para estudar a matemática do Enem, é importante que otimize o seu tempo de estudo, o repartindo bem entre a teoria e a prática. Além disso, aloque mais tempo para os conteúdos da matemática que considera difíceis.

Preze pela concentração no espaço de estudo

Escolha um espaço de estudo silencioso, limpo e organizado, que proporcione boa claridade e pouco barulho. Não é tão necessário desligar o celular ou computador, mas deve se manter afastado das redes sociais e outros aplicativos que tirem a concentração.

Resolva diferentes exercícios das provas anteriores do Enem

Pegue as provas anteriores do Enem e comece a resolver diferentes tipos de exercícios para pôr em prática a teoria da matemática. Não se concentre tanto nas questões que mais caem, varie nas suas escolhas.

Treine sempre com o relógio

Para desenvolver a agilidade necessária, resolva as questões de matemática do Enem com a presença de um relógio. Estabeleça um tempo limite para cada questão e tente se ater a ele.

PUBLICIDADE


Conclusão

Os conteúdos de matemática no Enem não são um bicho de sete cabeças. Se estudar bastante a teoria e realizar muito a prática, é possível ter um bom resultado no segundo dia de provas do vestibular.

E ao saber quais são as questões que mais caem na prova de matemática do Enem, você fica melhor preparado para esse dia!

Veja também:

LinkedIn anunciou a abertura de 96 cursos em português e gratuitos

Fundação Bradesco oferece diversos Cursos Online Gratuitos com Certificado

Fundação Getúlio Vargas anunciou a abertura de 110 cursos online gratuitos em diversas áreas

    Click to comment

    Leave a Reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *