Currently set to Index
Currently set to Follow
Connect with us

Artigos

Mestrado e Doutorado: conheça as principais diferenças

Veja as diferenças entre as duas pós-graduações e para qual carreiras são voltadas.

Published

on

By

Publicidade

Depois de concluir a graduação, as pessoas ficam em dúvida sobre a próxima etapa. Há possiblidade de especialização em alguma área, e também seguir o mestrado e o doutorado, no entanto algumas pessoas não sabem muito bem a diferença entre as essas modalidades.

Mestrado e doutorado são tipos de pós-graduação stricto sensu, que até há algum tempo atrás eram voltadas para a carreira acadêmica com atividades de docência e pesquisa.

Recentemente, a categoria stricto sensu ampliou suas possibilidades e hoje oferece modalidades profissionais diretamente voltadas para o mercado, desenvolvendo conhecimentos não só para a Academia, mas também para contribuição direta na sociedade.

Veja também:

LinkedIn anunciou a abertura de 96 cursos em português e gratuitos

Fundação Bradesco oferece diversos Cursos Online Gratuitos com Certificado

Fundação Getúlio Vargas anunciou a abertura de 110 cursos online gratuitos em diversas áreas

Entendendo o que é pós graduação

Quando falamos em pós graduação, como o próprio nome já indica, estamos nos referindo aos estudos após a conclusão do ensino superior. Mas existem dois tipos: lato sensu e stricto sensu. O que muitos jovens não sabem é que o mestrado e o doutorado são espécies de pós graduação.

A chamada pós stricto sensu (do latim “em sentido estrito”) pode ser de três espécies: Mestrado; Doutorado; e Pós doutorado.

Por outro lado, a pós lato sensu (do latim “em sentido amplo”) engloba: Especialização; MBA, sigla para o termo em inglês Master in Business & Administration.

Tanto a especialização quanto o MBA são opções mais curtas, geralmente, com uma duração de cerca de 1 ano e meio. O enfoque do curso costuma estar mais alinhado com a vida prática e profissional dentro da sua carreira. O MBA, apesar do nome diferente, não deixa de ser uma modalidade de especialização, alinhada com o ramo de negócios e administração.

As opções de pós graduação lato sensu geralmente exigem que o aluno aprovação em um processo seletivo para o ingresso e, ao final, apresente um trabalho de conclusão de curso. Ambos os cursos podem trazer inúmeras vantagens como: Networking; Aprendizado de competências de gestão e liderança; Valorização do currículo; Possibilidade de fazer uma transição de carreiras, para outra área de atuação diversa da sua graduação.

No entanto, existem alguns casos em que seguir o caminho da pós graduação stricto sensu será fundamental, como é o caso da carreira acadêmica, seja na qualidade de docente ou pesquisador.

PUBLICIDADE


O que é mestrado?

Mestrado é dividido em duas categorias: mestrado profissional e mestrado acadêmico.

O mestrado profissional é mais voltado ao mercado de trabalho e é indicado para profissionais que queiram atuar em empresas e estejam em busca de conhecimento mais aprofundado em determinada área.

O mestrado acadêmico é mais recomendado para quem quer seguir carreira acadêmica – dando aula em universidades, por exemplo – e gosta de fazer pesquisas científicas.

Geralmente, os cursos de mestrado têm duração de dois anos (após a obtenção de um bacharelado). Todos os programas de mestrado envolvem cursos e exames e, dependendo da área, um estágio ou outra experiência aplicada – por exemplo, é requerida prática de campo quando se faz um mestrado em psicologia.

Já a dissertação pode ser obrigatória ou não para a obtenção do diploma. Alguns programas demandam um trabalho escrito, enquanto outros oferecem opções entre a dissertação e um exame final.

O que é doutorado?

O doutorado é indicado para quem quer aprofundar ainda mais o seu conhecimento sobre determinada área e também deseja atuar futuramente na área da pesquisa.

Ao final do curso, o aluno entregará um projeto de pesquisa e irá elaborar uma tese, a qual deve ser inédita e representar um avanço do conhecimento na área pesquisada. Se aprovado, ele recebe o título de doutor.

Também existe a opção de pós-doutorado, que é um curso que funciona como um estágio para a aplicação do conhecimento adquirido no doutorado. Ele é totalmente voltado para o campo da pesquisa e, no Brasil, tem duração de dois anos em média

Dependendo do programa, pode-se levar entre 4 e 8 anos para completá-lo. Normalmente, programas de PhD nos Estados Unidos incluem dois ou três anos de estudos e uma tese – que é um projeto independente de pesquisa desenhado para construir novos conhecimentos no seu campo e ser de qualidade digna de publicação. Alguns campos, como psicologia aplicada, também podem exigir um estágio de um ano ou mais.

PUBLICIDADE


Perguntas e respostas

Qual a diferença entre lato sensu e stricto sensu?

Lato sensu é designado para um aperfeiçoamento ou graduação, diretamente para certa área limitada. Já stricto sensu serve para adquirir um grau acadêmico dividindo-se em doutorado e mestrado.

Qual é a diferença entre MBA e Especialização?

Alguns MBAs são para especializações e pós-graduação, já outros são apenas cursos para aperfeiçoamento em graduação, para ter consideração de graduação o curso deve ter pelo menos 360 horas atendendo exigências do MEC.

Quando são realizadas a seleções para mestrado e doutorado?

A seleção acontece geralmente entre novembro e dezembro, a dica é não deixar para verificar os termos em cima da hora. As seleções estarão disponíveis nos editais que sairão sempre no mês de fevereiro.

Como é feito o processo de seleção?

Geralmente as provas têm pelo menos dez dias de organização e é realizada em quatro etapas, sendo todas elas eliminatórias.

Projeto de dissertação de Mestrado?

O projeto de dissertação deve falar sobre todos os interesses buscados pelo candidato sobre cada tema determinado. Deverá ser explicado detalhadamente e mostrado qual o interesse com o programa em sua linha de pesquisas.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *