Quais são as melhores escolas técnicas no Brasil?

Separamos neste artigo 6 escolas técnicas mais conceituadas no país, e algumas informações sobre cada uma.
Quais são as melhores escolas técnicas no Brasil

Escolher a carreira via um curso do ensino técnico é uma ótima opção para quem quer ingressar no mercado de trabalho com mais experiência e vivência nas funções escolhidas. Além disso existem outras vantagens, sempre ligadas a um melhor aproveitamento do ensino.

As áreas dos cursos técnicos pelo Brasil são diversas, de Ambiente e Saúde até Turismo, Hospitalidade e Lazer, são várias opções de ensino disponíveis.

Veja também:

LinkedIn anunciou a abertura de 96 cursos em português e gratuitos

Fundação Bradesco oferece diversos Cursos Online Gratuitos com Certificado

Fundação Getúlio Vargas anunciou a abertura de 110 cursos online gratuitos em diversas áreas

O que é uma escola técnica?

É uma instituição de educação profissional que oferece cursos de formação técnica seguindo parâmetros do Ministério da Educação ou oferece cursos profissionalizantes, também conhecidos como cursos livres. Em muitos casos ela mescla os dois tipos de cursos, ou seja, técnicos e livres ou profissionalizantes.

Quais as diferenças de uma escola técnica para uma escola de ensino médio?

O ensino médio não é um grau de ensino obrigatório no Brasil, mas muito necessário pois sem ele não se pode entrar na faculdade. Então se olharmos pelo lado da formação de uma pessoa é possível afirmar que ele é obrigatório.  As escolas que oferece este grau de ensino devem fazê-lo de acordo com os parâmetros estabelecidos pelas secretarias estaduais de educação e do Ministério da Educação, o que inclui carga horária e matérias que devem ser trabalhadas.

Já o ensino técnico não é obrigatório, sendo procurado por pessoas que estão no ensino médio ou já o tenha concluído como uma complementação de ensino e busca de uma formação profissional.

Mas isto não quer dizer que o ensino técnico não seja regulamentado, muito pelo contrário, as escolas técnicas também seguem diretrizes do MEC e são submetidas a fiscalizações ou auditorias. A diferença é que o ensino técnico não é obrigatório, enquanto que o médio, apesar de não ser também, mas é parte do currículo para a formação de uma pessoa até a universidade.

PUBLICIDADE


Quais são as melhores escolas técnicas no Brasil?

Escolas do Sistema S: Senac, Senai, Sest, Senat e outras.

O “Sistema S” é a denominação que se refere ao conjunto de instituições (Sesi, Sesc, Senac, Senai, Sebrae, entre outras, todas iniciadas com a letra S – daí a origem do nome) que recebem recursos da tributação de empresas de diversos setores e, assim, prestam serviços de educação, além de assistência social, cultura, lazer e treinamento profissional para a sociedade brasileira.

Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica

É uma instituição de ensino público (ligada ao governo federal), especializada na oferta de educação profissional e tecnológica, que orienta a oferta de cursos visando ao fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais das localidades onde está instalado.

Atuam na formação básica, técnica e tecnológica, oferecendo cursos de qualificação profissional, técnicos. Mas ofertam TAMBÉM cursos de graduação e pós-graduação, assim como as universidades.

ETEC – SP

As Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) são instituições de ensinos técnico, médio e técnico integrado ao médio (ETIM), pertencentes ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECTI) do estado de São Paulo.

O Centro Paula Souza mantém uma parceria com a Secretaria de Educação e prefeituras dos municípios paulistas para oferecer cursos técnicos em salas de aulas que não estão em uso em Escolas Estaduais e Escolas Municipais no período noturno.

Colégios Cotuca e Cotil da Unicamp

O Cotil é o Colégio Técnico de Limeira. O colégio é referência em educação técnica e ensino médio na cidade e em toda a região, fato este que atrai alunos de outras cidades e até de outros estados. Sua localização está na cidade de Limeira, dentro do prédio do campus I da Unicamp.

Cotuca é o Colégio Técnico de Campinas e assim como o Cotil, ele também é da Unicamp. Segundo informações disponíveis em seu website, a instituição conta com 1900 alunos em cursos de formação técnica e também ensino médio.

Escola de Saúde Unyleya

Escola de Saúde Unyleya é uma escola técnica em Brasília/DF, no bairro Sul (Águas Claras). Oferece cursos técnicos nas modalidades online, presencial e semipresencial. Todos os cursos técnicos são autorizados pela Secretaria de Educação do Distrito Federal e conferem certificação com validade em todo o território nacional, reconhecida pelos respectivos Conselhos fiscalizadores (COREN, CRO e CRF).

CETAP-EaD RJ

CETAP-EAD RJ é uma escola técnica privada em Rio de Janeiro/RJ, no bairro Centro que iniciou em 1998. Oferece cursos e cursos técnicos nas áreas de Administração e Gestão, Auxiliar de Departamento de Pessoal, Bncc, Liderança, Técnico em Administração, Técnico em Secretaria Escolar, Técnico em Secretariado, Técnico em contabilidade, Técnico em eventos, Técnico em logística e outras 1 nas modalidades online e semipresencial.

PUBLICIDADE


Qual a vantagem de fazer um curso técnico?

Um curso técnico tem como característica o fato dele ser mais rápido do que um curso superior e com isso a abordagem dele é um pouco mais prática e direcionado para uma área específica do conhecimento.

Por ter esse enfoque prático, ele é bastante interessante para pessoas que pretende inserir no mercado de trabalho de uma maneira mais rápida, tendo contato desde o início com as questões práticas e com isso conseguindo uma qualificação mais rápida do que aquela que ele conseguiria em um curso superior.

Se você gostou do nosso artigo “Quais são as melhores escolas técnicas no Brasil?”, continue acompanhando nosso site. Diariamente, trazemos notícias sobre o assunto, além de cursos e vagas de emprego abertos no país e na sua região. Assine nossa newsletter e fique bem informado!

     

    Seja o primeiro a comentar

    Faça um comentário

    Seu e-mail não será divulgado.


    *