Connect with us

Aplicativos

O que é uma pós graduação? Como fazer de forma gratuita? Confira aqui!

Published

on

Publicidade

Como o próprio nome descreve, a pós graduação é um curso, que exige ao aluno a formação em nível superior, ou seja, o interessado deve primeiramente se formar em uma faculdade e, após a conclusão, com o diploma em mãos, o aluno poderá se dirigir a um instituição de ensino a fim de se matricular em um curso de pós graduação. Há possibilidade de um curso de pós graduação gratuita, conforme será informado abaixo.

PUBLICIDADE


SUBDIVISÕES DA PÓS GRADUAÇÃO

As pós graduações são subdivididas em:

Stricto Sensu – As pós graduações stricto senso são os famigerados mestrados e doutorados. Estes cursos conferem ao aluno a titulação de mestre ou de doutor sobre o assunto desenvolvido em sua tese.

Estes curso tem a finalidade de se aprofundar no assunto estudado, por isso que se fala “stricto”, que vem de estrito, o estudo de assunto estrito, especifico. No mundo acadêmico estas espécies de cursos são altamente valorizados, refletem também no mundo profissional com as respectivas titulações.

Lato sensu – As pós graduações lato senso, são aquelas popularmente conhecidas como especializações ou MBA. Apesar destes cursos também serem mais específicos com relação ao assunto estudado no nível superior, não considerados pós graduação stricto sensu, pois não é desenvolvida uma tese específica sobre o tema desenvolvido. As pós graduações conferem o título ao aluno de especialista.

QUAL A IMPORTÂNCIA DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO ?

O mercado de trabalho esta cada vez mais dinâmico, de modo que não cabe ao profissional se acomodar apenas com uma graduação, devendo buscar se especializar. Com a qualificação a perspectiva de carreira e, até mesmo, aumentar o seu salário.

Diante disto, resta a escolha ao aluno sobre a especialidade que deseja seguir, destacando para tanto que os cursos de especialização e MBA são bem vindos no mercado, da mesma forma que os cursos de mestrados e doutorados.

Apenas para exemplificar, o MBA, por exemplo, é um curso de pós graduação focado nos interesses da empresa, de modo que o formado em MBA estará apto a buscar soluções dentro do cotidiano e rotina da empresa.

Correlato a isto, o MBA passa a ser mais procurado pelo mercado de trabalho, uma vez que, esta espécie de pós graduação é totalmente voltada aos interesses da empresa.

Os cursos do MBA são voltados para a área empresarial, isto inclui Logística, Administração, Contabilidade, Marketing, dentre muitos outros.

Geralmente os formados na pós graduação MBA geralmente são os gestores de equipes, dentro do ambiente profissional. É que esta espécie de curso contribui com seu conhecimento profissional, permitindo a construção de uma carreira sólida.

PUBLICIDADE


COMO FAZER UMA PÓS GRADUAÇÃO GRATUITA?

Vamos verificar abaixo os métodos e meios mais difundidos no mercado educacional, que oferecem oportunidades para a realização de uma pós graduação gratuita, de financiamento educacionais e programas de governo que fomentam e, até mesmo, fornecem bolsas para a realização de cursos de especialização, como é o caso da pós graduação.

  • FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos)

Trata-se de uma empresa pública brasileira, que tem como objetivo o fomento da ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas e provadas. A empresa é vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

A bolsa de estudo para a pós graduação gratuita oferecida pela Finep funciona através de fluxo contínuo ou de chamadas públicas, para saber mais confira aqui.-

  • CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)

É a fomentadora governamental da pós-graduação gratuita stricto sensu. A CAPES realiza o Plano Nacional de Pós-Graduação, idealizada pela Associação Nacional de Pós-Graduandos, fundada em 1984 e formalizada 1986. Para saber mais clique aqui.

  • CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico):

É um órgão do governo que tem o propósito fomentar o desenvolvimento de pesquisas no Brasil. Os valores das bolsas para realizar pós-graduação grátis são similares ao da CAPES.

Fundado em 15 de janeiro de 1951, pela Lei nº 1.310, o CNPq é considerado uma das instituições mais sólidas na área de investigação científica e tecnológica entre os países em desenvolvimento, seu objetivo principal.

Outro aspecto que merece ser ressaltado é sobre A Plataforma Lattes é um sistema de currículos virtual criado e mantido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pelo qual integra as bases de dados curriculares, grupos de pesquisa e instituições em um único sistema de informações, das áreas de Ciência e Tecnologia, atuando no Brasil.

Foi concebida para facilitar as ações de planejamento, gestão e operacionalização do fomento à pesquisa, tanto do CNPq quanto de outras agências de fomento à pesquisa, federais e estaduais, e de instituições de ensino e pesquisa.

A plataforma lattes serve para fazer o cadastro do seu currículo com todo o seu histórico de trabalhos acadêmicos, apresentações em congressos científicos, trabalhos voluntários, com fim de facilitar a concessão de bolsas pelo CNPq.

  • Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo)

É uma instituição com objetivos muito similares às anteriormente apresentadas acima e permite também pós graduação gratuita de várias maneiras, mas apenas no estado de São Paulo.

A FAPESP apoia a pesquisa científica e tecnológica por meio de Bolsas e Auxílios a Pesquisa que contemplam todas as áreas do conhecimento: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciência Humanas, Linguística, Letras e Artes.

As Bolsas se destinam a estudantes de graduação e pós-graduação; e os Auxílios, a pesquisadores com titulação mínima de doutor, vinculados a instituições de ensino superior e de pesquisa paulistas. As Bolsas e Auxílios são concedidos por meio de três linhas de financiamento: Linha Regular, Programas Especiais e Programas de Pesquisa para Inovação Tecnológica.

  • Mais Estudo

É uma empresa que dá bolsas de estudo parciais (não tem como fazer pós-graduação grátis aqui) permitindo uma pós graduação com bolsa parcial. Através de parcerias com instituições de ensino particulares a Mais Estudo preenche vagas ociosas nos bancos universitários aumentando a receita da instituição e reduzindo o custo para o aluno.

PUBLICIDADE


CONCLUSÃO

Diante de todo o exposto verifica-se que a pós graduação é um curso, que exige ao aluno a formação em nível superior por tratar-se de uma extensão, de uma linha de pesquisa que pode seguir a demanda do stricto sensu ou do latu sensu.

Ou seja, o interessado deve primeiramente se formar em uma faculdade e, após a conclusão, com o diploma em mãos, o aluno poderá se dirigir a um instituição de ensino a fim de se matricular em um curso de pós graduação.

Conforme destacado, há, também, a possibilidade de uma pós graduação gratuita, através das iniciativas governamentais de fomento de pesquisa e bolsas de estudos, ou até mesmo com o financiamento estudantil através das instituições bancárias.

    Click to comment

    Leave a Reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *