Currently set to Index
Currently set to Follow
Connect with us

Artigos

O que são Cursos Livres EAD? E para que serve?

Published

on

PUBLICIDADE

Uma nova modalidade de cursos se proliferou no mercado, principalmente nas plataformas digitais EAD, são os chamados cursos livres.

São cursos com menor duração com relação aos demais e visam a qualificação profissional em determinado foco. No geral os cursos livres são menos burocráticos e mais acessíveis em relação ao seu valor também.

Toda a matéria é voltada para um único aspecto pontual, visando qualificar o aluno para aquilo que o curso livre EAD propõe.


PUBLICIDADE



Existem diversos cursos livres EAD para inúmeras matérias, dentre eles:

  • Marketing Digital;
  • Liderança;
  • Empreendedorismo;
  • Cabeleireiro básico;
  • Maquiagem;
  • Cozinha;
  • Corte e costura;
  • Administração;
  • Finanças Pessoais.

 

PARA O QUE SERVE UM CURSO LIVRE?

Os cursos livres são específicos e rápidos, e por serem dinâmicos acabam por acompanhar as necessidades do mercado.

Outro aspecto é que os cursos livres são rápidos e objetivos, ou seja, o curso irá focar apenas na qualificação profissional e aptidões somente para aquela área desejada.

Os valores dos cursos livres EAD também são mais baratos com relação aos cursos técnicos, graduações.

Os cursos livres EAD também oferecem flexibilidade ao aluno, de modo que ele poderá estudar do conforto da sua casa, através de seu dispositivo móvel.

Atualmente muita tecnologia é lançada e desenvolvida e um curso livre consegue acompanhar essa volatilidade em razão de sua objetividade.

Em razão disto, os cursos livres são muito bem-vindos no mercado no geral, afinal qualquer empregador busca um profissional qualificado com as melhores e mais atualizadas tecnologias do mercado.

A modalidade predominante dos cursos livres são EAD, ou seja, a grande maioria dos cursos livres estão disponíveis em plataformas on-line, o que torna mais fácil ainda o acesso pelo interessado.

Por isso os cursos livres EAD estão sempre em grande expansão e cada vez ganham mais visibilidade perante as instituições de ensino e o próprio mercado de trabalho.

Após a conclusão do curso livre EAD o aluno poderá constar em seu currículo e se destacar na escolha em um processo seletivo, ou até mesmo em provas de títulos.

Constar no seu currículo um curso livre, serve como comprovar a sua formação extracurricular e comprovar a sua qualificação. Com certeza, isso poderá ser um diferencial para o recrutador do processo seletivo objetivado.

As faculdades também cobram dos alunos a comprovação de atividade extracurricular, os cursos livres EAD também têm validade para comprovar estas horas complementares. Para tanto, basta o aluno emitir seu certificado e entregá-lo à secretaria da sua Faculdade.

Existem também concursos públicos que exigem a prova de títulos, onde os concorrentes deverão apresentar seus diplomas e certificados de graduações, pesquisas. Nestes casos os certificados emitidos pelos cursos livres são aptos a comprovar os títulos do concorrente.

Através dos cursos livres EAD o profissional também poderá se atualizar, adquirir novas competências, se qualificar para novas áreas ou se requalificar para uma área de trabalho que ele já atuava.

Atualizar os conhecimentos é um grande diferencial para o profissional, uma vez que ele poderá aperfeiçoar seus conhecimentos de forma rápida e prática, pois os cursos livres EAD são breves e objetivos.

O interessado também poderá se desenvolver profissionalmente e pessoal, afinal uma nova qualificação, um novo aprendizado sempre contam para autodesenvolvimento e para a sua profissão.

Além dos cursos de qualificação profissional, os cursos livres também se voltar para matérias cotidianas como bem-estar, filosofia, arte e tantos outros conhecimentos que são úteis do dia a dia.

Hoje em dia o distanciamento social, quarentena e isolamento ganhou destaque, em razão disto a procura pelos cursos livres EAD também cresceu.

Atualmente podemos perceber que são várias pessoas buscando por estes tipos de cursos, mas onde encontrá-los?

PUBLICIDADE



QUAIS INSTITUIÇÕES DE ENSINO OFERECEM CURSO EAD?

A FUNDAÇÃO ESTUDAR verificou e elaborou uma lista com as melhores instituições que oferecem cursos livres EAD.

Para elaborar esta pesquisa, foram levados em contas diversos aspectos, dentre eles: a tecnologia disponibilizada; os cursos; a plataforma etc.

São eles:

  • Brasil Mais Digital;
  • EDX;
  • FGV – Fundação Getúlio Vargas;
  • Udacity;
  • Coursera;
  • SENAI;
  • Instituto Federal de Rondônia;
  • Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID);
  • iTEC;
  • MIT;
  • RD University;
  • Descola;
  • Perestroika;
  • Fundação Bradesco;
  • Centro Paula Souza;
  • SEBRAE;
  • SENAC;
  • CIEE;
  • Prime cursos;
  • Hospital Albert Einstein.

 

Cada instituição acima oferece uma enorme variedade de cursos que vão de atualidades, gestão de pessoas, empreendedorismo, qualificação profissional e saúde à tecnologias, marketing, programação, dentre vários outros.

Os cursos livres EAD oferecidos por essas instituições são gratuitos, ou seja, o aluno poderá assistir todas as aulas e ter acesso ao material de ensino.

Algumas plataforma, apesar de não cobrarem pelo acesso ao curso, cobram pela emissão do certificado.

PUBLICIDADE



O CERTIFICADO DOS CURSOS LIVRES EAD SÃO VÁLIDOS?

Inicialmente cabe esclarecer que os cursos livres não são cursos profissionalizantes, portanto o aluno não poderá atuar no mercado de trabalho como técnico em determinada área.

Os cursos livres EAD visam a qualificação e aperfeiçoamento do profissional e não são regulados pelo MEC, mas o que isso significa?

Os certificados emitidos por estes cursos não são reconhecidos pelo Ministério da Educação, mas isso não significa que não são relevantes no mercado de trabalho.

Como não são regulados pelo Estado, os cursos livres não têm carga horária e escolaridade mínima predefinida, portanto tais critérios são fixados pela própria instituição de ensino.

Geralmente os cursos livres podem ter de 5h a 80h e não possuem escolaridade mínima exigida.

Como o próprio nome diz, são cursos livres, que podem abranger qualquer área, visando a qualificação profissional.

Estes cursos podem ser acessados gratuitamente, mas algumas instituições de ensino cobram pela emissão do certificado.

Os valores podem de cada instituição, do curso, ou o certificado será digital ou impresso.

Por isso o mais prudente é o interessado verificar junto a instituição desejada e se informar previamente.

Este tipo de curso integra o grupo da educação profissional, por isso o seu público geralmente é aquele que já atua na área e que se qualificar, ou o aluno busca se inserir no mercado com um curso livre.

PUBLICIDADE



QUAL A DIFERENÇA DOS CURSOS LIVRES E DOS CURSOS TÉCNICOS?

Conforme já destacado, os cursos livres visam a qualificação profissional do interessado e não possuem reconhecimento perante o MEC.

Os cursos técnicos por sua vez já visam a capacidade técnica do interessado e são cursos profissionalizantes reconhecidos e regulamentados pelo Ministério da Educação.

Para a disponibilização de curso técnico, a instituição de ensino deve cumprir uma série de requisitos formais e avaliações periódicas.

O aluno formado em um curso técnico passa a ter capacidade técnica para se responsabilizar por determinado projeto ou cargo em uma empresa, comércio ou até mesmo em órgãos técnicos.

Os cursos técnicos possuem uma carga horária e escolaridade mínima, por vezes alguns cursos ainda exigem idade mínima para o interessado poder se matricular, como é o caso do curso técnico de segurança do trabalho ou de enfermagem.


    Click to comment

    Leave a Reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *