Connect with us

Artigos

Veja 10 perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego

Conheça as 10 perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego e as melhores respostas.

Published

on

By

Publicidade

O que deixa o candidato mais nervoso em uma entrevista de emprego, certamente são as perguntas difíceis de responder. Isso acontece porque desejamos dar uma resposta correta, aquela que o entrevistador está esperando ouvir. Com isso, acabamos pensando demais e o estresse toma conta!

Para te ajudar, separamos neste artigo as perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego, não somente isso, elaboramos as respostas corretas para que você se prepare e garanta a sua tão almejada vaga.

Veja também:

LinkedIn anunciou a abertura de 96 cursos em português e gratuitos

Fundação Bradesco oferece diversos Cursos Online Gratuitos com Certificado

Fundação Getúlio Vargas anunciou a abertura de 110 cursos online gratuitos em diversas áreas

Perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego

1. Fale-me sobre você

Parece simples, mas falar sobre você na entrevista de emprego exige preparo. O recrutador não quer que você relate seu currículo inteiro nessa hora. O melhor é escolher duas ou três realizações ou experiências que demonstrem o quanto você é adequado para o trabalho em questão. Antes da entrevista, deixe esses exemplos frescos na memória. Vale a pena terminar explicando de que forma essas experiências preparam você para assumir a vaga que está disputando.

2. Como você ficou sabendo da vaga?

Esta é uma oportunidade para você se destacar. Se soube da vaga por um amigo que trabalha na empresa, diga o nome dele e conte o quanto você ficou animado. Se você descobriu a oportunidade em um site como o VAGAS.com.br, diga o que chamou sua atenção no anúncio e por que você se interessou tanto.

3. Você pode resumir o seu currículo?

Através desta pergunta, o recrutador pretende reconhecer a capacidade de síntese do candidato em relação ao seu próprio currículo, podendo dessa forma descrever a sua formação acadêmica, intelectual, técnica e seu atual processo de formação caso ainda esteja realizando uma pós-graduação ou curso de atualização.

O fundamental perante essa pergunta é resumir a formação e o perfil profissional consoante com a vaga oferecida pela empresa. Vale lembrar, que o recrutador não espera que o candidato descreva o currículo por completo, mas a formação acadêmica e as mais recentes experiências de mercado.

PUBLICIDADE

 


4. Quais são os seus defeitos?

Esta pergunta procura explorar as fraquezas do candidato e avaliar sua capacidade de autocrítica. Fuja dos clichês que se usam em uma entrevista de emprego, como “sou perfeccionista” ou “sou viciado em trabalho”.

Se realmente quer apontar estes defeitos, contorne a situação. Diga frases como: “às vezes, gasto mais tempo com detalhes” ou “tenho de trabalhar menos arduamente e trabalhar mais produtivamente.”

5. Quais são suas qualidades?

Todo mundo possui algum talento, uma formação diferenciada, vivência no exterior, capacidade de aprender novas tecnologias e demais capacidades que podem ser utilizadas como ponto forte.

Mas, para algumas empresas, gostar de trabalhar em equipe, saber orientar pessoas, gostar de aprender e, sobretudo, gostar de pessoas (profissionalmente falando) são atributos que também são considerados como pontos fortes.

No entanto, em relação a essa pergunta, é fundamental apontar os pontos fortes verdadeiros e não destacar os pontos fortes que o recrutador quer somente ouvir.

6. Por que deveríamos contratá-lo?

Essa é uma daquelas perguntas fantásticas para você se vender assertivamente, é hora de falar do quanto você gosta do que faz, do tempo que você tem de experiência nessa área, da sua formação condizente com a área quando for este o caso, dos resultados que você poderá proporcionar e do quanto está comprometido em fazer valer cada centavo investido em você, se quiser poderá até acrescentar que esse período forçado fora do mercado fez com que você valorizasse mais ainda a sua próxima oportunidade que deseja que seja nesta empresa na qual estará fazendo a entrevista.

7. O que você sabe sobre a empresa?

Essa é uma das perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego, portanto, vale a pena ensaiar uma respostas. Mostre que você pesquisou sobre a companhia, que conhece a história, a missão, os valores e os principais projetos.

Uma boa forma de responder é mostrar que você entendeu os objetivos da empresa. É possível até usar algumas palavras-chave e frases do site, mas deve emendar com algo pessoal. Por exemplo “Eu me sinto atraído por essa missão porque …” ou “Eu realmente acredito nessa abordagem porque …”. Isso faz toda a diferença.

8. Como você se vê daqui 5 anos?

“Não sei nem o que comi no almoço, como vou saber o que vou ser daqui 10 anos?” Esta é a clássica pergunta que deixa a gente embaraçado na entrevista. Reflita antes de sair de casa sobre realmente o que gostaria de conquistar neste período, é importante estabelecer metas pessoais e profissionais e compartilhar com o recrutador de forma simples e objetiva.

PUBLICIDADE

 


8. Que salário considera justo?

O salário é um aspecto crucial na hora de começar um novo trabalho. No entanto, ele não deve ser o único fator analisado durante um processo seletivo. Carga horária, benefícios oferecidos, quantidade de trabalho, flexibilidade e o local do emprego devem ser levados em consideração neste momento.

Portanto, faça um equilíbrio entre o salário desejado e as quantidades de benefícios que você terá se contratado. Você perceberá que o benefício em dinheiro nem sempre é o fator principal e que um salário menor, mas repleto de benefícios pode ser bem mais interessante.

9. Você trabalha bem em equipe?

A pergunta tem o propósito de saber se você consegue lidar com pessoas. Responda com exemplos. Diga o que você entende por “equipe” e escreva uma situação vivida: ajudar o colega em uma tarefa, saber identificar seu papel em um projeto envolvendo muitas pessoas, soube pedir ajuda quando precisou… Quanto essas atitudes melhoraram na produtividade da empresa.

10. Por que você está deixando seu emprego atual?

Esta é de fato uma das perguntas da entrevista de emprego mais difíceis de responder, mas pode se preparar porque é muito provável que ela surja em determinado momento. A principal dica é não falar nada negativo sobre seu atual ou antigo empregador. Não é hora de fazer um desabafo.

O melhor é mostrar como você se sente animado para aproveitar as novas oportunidades e como a vaga a que você está se candidatando é mais adequada para você do que sua posição atual ou anterior. Por exemplo, “Eu realmente adoraria fazer parte do desenvolvimento de produtos do começo ao fim, e sei que teria essa oportunidade aqui”. Se você foi dispensado do emprego, diga apenas a verdade: “Infelizmente, fui dispensado”. É uma resposta totalmente OK.

Gostou do nosso artigo: “Veja 10 perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego”? Continue nos acompanhando! Assine nossa newsletter e receba em primeira mão notícias sobre cursos gratuitos e concursos abertos no país.

Confira:

PRF realiza leilão online de 330 veículos recolhidos no Paraná

     

    Click to comment

    Leave a Reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *