Currently set to No Index
Connect with us

Processo Seletivo

Perguntas Frequentes Sobre o Processo Seletivo

Published

on

By

Publicidade

Neste artigo, você vai obter informações atualizadas sobre as perguntas frequentes sobre o processo seletivo. Nos dias em que vivemos, encontrar um bom emprego é um grande desafio, tanto é que são mais de 13 milhões de desempregados no Brasil.

Portanto, quando surge um processo seletivo, é essencial se preparar da melhor maneira possível para então conseguir ser aprovado e consequentemente ter uma nova oportunidade de trabalho.

Para que suas dúvidas sejam tiradas e o seu conhecimento teórico em um processo seletivo sejam acrescentados, a leitura desse texto e as cicas que farão parte dele são essenciais para te ajudar na busca por seu emprego. Sendo assim, é bom saber mais ou menos quais são as perguntas feitas em um processo seletivo, confira.

 

1 – Fale Sobre Você:

Essa com certeza é a primeira questão que envolve um processo seletivo, justamente porque a empresa quer conhecer melhor o candidato que está buscando ser contratado. Conte ao recrutador suas experiências profissionais e procure convencer o entrevistador que você merece uma chance.

Nesse caso, o melhor a se fazer é essencial ser verdadeiro, não apenas mostrar sua qualidades pois o recrutador sabe que ninguém é perfeito. Mas demonstre que você seja fazer parte do quadro de funcionários da empresa.

 

2 – Porque Você Deseja Ser Contratado Para Trabalhar Aqui?

Essa com certeza vai mexer muito com o brio do interessado em ser contratado pela empresa, até porque eles querem saber as razões que te levam a desejar uma vaga no seu quadro de funcionários.

A melhore resposta nessa ocasião então é falar o que pensa da empresa, e como contribuir para seu constante desenvolvimento e consequentemente crescer profissionalmente também.

Nada melhor que pesquisar antecipadamente sobre a história da empresa e também expor suas motivações de entrar ali. Na verdade, essa pergunta deve ser bem compreendida pelos candidatos. Portanto, preocupe-se em falar o porque deve ser contratado e não naquilo que a empresa pode te dar.

 

3 – Porque a Empresa Dever Contratar Você?

Perceba como a entrevista é bem organizada, primeiro eles pedem informações sobre você, depois te perguntam porque que você deseja ser contratado.

Agora a pergunta é sobre o porque a empresa deve te contratar, visto que é importante os recrutadores saber porque você deve fazer parte do seu quadro de funcionários.

Nesse caso, o melhor a fazer é mostrar confiança e desejo de ser contratado ali. Vale a pensa lembrar que existem muitas outras pessoas que também estão disputando com você uma vaga.

Sendo assim, é importante mostrar que você está em uma posição que o condiciona como uma boa opção de contratação. Com certeza a impressão será agradável durante o processo seletivo.

 

4 –  Nos Conte Sobre os Seus Pontos Fracos:

Muitas pessoas pensam que essa parte do processo seletivo é a que vai prejudicar sua futura contratação. No entanto, o que a empresa está buscando aqui são pessoas verdadeiras e que saibam assumir que existem pontos fracos nelas.7

Mesmo assim, sabemos que não é nada fácil reconhecer que falhamos, porém, durante um processo de seleção para uma vaga de emprego vale a pena falar sobre as suas dificuldades.

Até porque em caso de contratação, as falhas vão aparecer no dia a dia e assim, poderão ser trabalhadas para que aconteça o crescimento profissional em cada colaborador.

5 – Nos Conte Sobre Seus Pontos Positivos

Essa etapa do processo seletivo é muito importante, orque todas as empresas querem pessoas motivadas, e que mostram capacidade de fazer parte do seu quadro de funcionários.

No entanto, é preciso entender que ao se questionado sobre suas habilidades, não vale a pena falar apenas com a intenção de sobressair na entrevista.

Acima de tudo, as empresas procuram pessoas qualificadas mas que mostram potencial em equipe, ainda mais se for em empresas com grande números de funcionários. ou também em ocasiões de seleção com muitos candidatos desejando as vagas disponíveis.

 

6 – Quanto Você Quer Ganhar Como Salário?

Geralmente as empresas não fazem essa pergunta, pois a grande maioria já tem uma politica salarial, até mesmo porque seguem um teto salarial para cada categoria.

Mas se for feita essa pergunta, seja sincero e apresente um valor que você acha justo um trabalhador ganhar nessa função que você vai exercer. No entanto, seja sincero e honesto falando do que a empresa pode pagar e o quanto ele necessita para tal cargo.

Sendo assim, não adianta o candidato a uma vaga falar um valor abaixo e daqui 3 meses já estar insatisfeito com seu salário. Da mesma forma, também não adianta pedir um salário fora da realidade do mercado, muito alto, a empresa não vai pagar e a oportunidade de um novo emprego pode ser desperdiçada.

Portanto, antes de se dirigir a uma entrevista no processo seletivo o correto é saber a politica salarial da empresa em que você está buscando uma vaga no mercado de trabalho.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *