PIS/PASEP 2021: Benefícios para quem trabalhou em 2020

Você sabe o que é o PIS/PASEP? Apresenta conhecimento sobre como saber se você tem acesso ao benefício? Ou então, sabe quanto será pago para todos os beneficiários?

Bom, primeiramente é importante que você saiba que o PIS/PASEP é basicamente um benefício pago para todos aqueles trabalhadores do setor público que trabalharam no ano anterior com carteira assinada.

Ficou interessado? Se a sua resposta foi sim, saiba que ao longo de sua leitura você poderá encontrar a resposta correta para grande parte de suas dúvidas, já que você terá acesso às melhores informações sobre o assunto.

PUBLICIDADE


Entenda melhor o PIS/PASEP de 2021

Bom, o benefício pago esse ano será pago para todas aquelas pessoas que trabalharam com carteira assinada ao longo do ano de 2020.

É importante estarmos lembrando ainda que recentemente o governo federal do país, anunciou que o abono salarial do ano de 2021 e o de 2022 terá o seu calendário unido.

Isso quer dizer que os trabalhadores deverão levar em consideração o mesmo calendário de pagamentos durante dois anos. Lembrando ainda que a concessão do benefício não passará por nenhuma mudança.

Portanto, a regra do abono continuará a mesma: todos os trabalhadores que exerceram atividades trabalhistas por pelo menos 30 dias no ano de 2020, terá direito de receber o PIS/PASEP em 2022.

É válido mencionar que o ano base terá uma pequena diferença, o que significa que o ano de 2020 será o ano base para os pagamentos de 2021, e o ano de 2021, será o ano base para os pagamentos que acontecerão em 2022.

Como saber quanto irei receber de benefício?

Para saber quanto você deverá receber de abono salarial no ano de 2022, é necessário realizar um simples cálculo. Portanto, se você trabalhou cerca de 7 meses no ano de 2021, você deverá dividir o salário mínimo por 12.

Dessa forma, o cálculo ficará: R$1.100 : 12= 92. Feito isso, você deverá multiplicar 92 por 7 (lembrando que esse número é referente à quantidade de meses que foram trabalhados no ano de 2021, ou seja, esse valor pode mudar de acordo com quantos meses você trabalhou ao longo do ano).

Nesse caso, o trabalhador que trabalhou 7 meses ao longo de 2021 chegará ao resultado de R$642, que será o valor de benefício a ser recebido.

PUBLICIDADE


Como fazer o acesso para saber se posso ou não receber o abono salarial?

Muitas pessoas ainda se perguntam se podem ou não estar recebendo o PIS/PASEP, mas o que muitas delas não sabem, é que a resposta para essa dúvida pode ser encontrada de forma simples.

Isso pelo simples fato de que, usando o aplicativo “Caixa Trabalhador” você pode saber se tem ou não direito de receber o valor pago pelo benefício.

A seguir você poderá ver um breve passo a passo, sobre como acessar esse mesmo aplicativo, para encontrar a resposta para essa grande dúvida.

  1. Realize o download do aplicativo “Caixa Trabalhador” em seu dispositivo celular caso você ainda não tenha;
  2. Caso você já tenha esse mesmo aplicativo, você deverá acessar a loja virtual de seu celular e atualizar esse mesmo aplicativo para a sua versão mais recente;
  3. Realize o seu login no aplicativo, inserindo seus dados para acessar o aplicativo;
  4. Depois de ter feito o seu login, clique em “Consultas”, depois em “Exercício Vigente” abaixo de “Abono salarial” e você poderá encontrar todas as informações referentes ao seu benefício;

Fazendo isso, você poderá estar encontrando as principais informações sobre o seu benefício e finalmente entenderá se pode ou não receber o valor pago pelo mesmo.

Quem não tem direito de receber o pagamento do abono?

Da mesma forma como existem pessoas que podem receber o pagamento do PIS/PASEP, também existem aquelas que não apresentam esse direito. Essas mesmas pessoas, são:

  • Os empregados domésticos;
  • Todos os trabalhadores rurais que foram empregados por pessoa física;
  • Aqueles trabalhadores empregados por pessoa física equiparada a jurídica;
  • Os trabalhadores urbanos que foram contratados por alguma pessoa física;

Como fazer o saque do abono PIS/PASEP?

Uma coisa que devemos estar lembrando a todos é o simples fato de que todo o procedimento de retirada do valor depende completamente da modalidade de cada cidadão.

Para aquelas pessoas que são servidoras públicas, esse valor está previsto para ser depositado de forma direta em sua conta salarial que é vinculada ao Banco do Brasil.

Já para aquelas pessoas que trabalham em instituições privadas, as mesmas deverão ir diretamente à uma agência da Caixa Econômica Federal e apresentar um documento com foto, para finalmente fazer o saque do valor.

Alguns dos documentos com foto que são aceitos nesta etapa, para a identificação são:

  • Carteira de Identidade
  • Carteira de Habilitação (em seu modelo novo)
  • Identidade Militar
  • Carteira Funcional que tenha sido reconhecida por Decreto
  • Carteira de Identidade de Estrangeiros
  • Passaporte que pode ter sido emitido no Brasil ou até mesmo no exterior

Independentemente de qual é o seu caso, tanto o Banco do Brasil, quanto a Caixa Econômica Federal solicitam que todos os trabalhadores sigam de forma correta o calendário e os dias de pagamento (ainda não divulgados).

Se você apresenta interesse em consultar apenas o seu PASEP, é recomendado que você acesse o site oficial do Banco do Brasil.

Por fim, é importante estarmos lembrando que aqueles trabalhadores que não realizarem o saque do Abono Salarial, o valor ficará disponível para saque durante 5 anos. Caso esse prazo passe, o dinheiro não poderá ser sacado.

PUBLICIDADE


Como posso receber os rendimentos do abono salarial?

Bem, você pode receber os rendimentos do benefício PIS/PASEP de algumas formas, sendo elas:

  • Por meio de crédito em sua conta, porém essa opção está disponível apenas para aqueles trabalhadores que apresentam uma conta pessoal na Caixa, que apresente saldo positivo e que tenha sido movimentada nos últimos 3 meses;
  • Nos caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal, que é correspondente a Caixa Aqui e Loterias. Lembre-se ainda que para essa opção, você deve usar o Cartão do Cidadão.
  • Na agência da Caixa mais próxima de você;

Quando pode ser feito o saque do PIS/PASEP de 2022?

Anteriormente, o benefício era pago entre junho e julho, porém, o mesmo passará a ser pago entre janeiro e dezembro de cada ano, levando em consideração as informações prestadas pelo trabalhador no ano anterior.

Sendo assim, com a aplicação dessa mudança os pagamentos do benefício de 2022 (que terá como ano base, o ano de 2020) terão seu início em Janeiro de 2022.




 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*