Quais os cursos técnicos EAD mais procurados? Veja neste artigo

Os cursos técnicos EAD foram desenvolvidos visando qualificar o jovem para a atuação no mercado de trabalho, portanto os cursos são voltados em desenvolver técnicas necessárias para atuar com excelência profissional.

PUBLICIDADE


São diversas as instituições que oferecem cursos técnicos de diversas áreas, desde técnicos em informática à técnicos de nutrição, existem vários cursos técnicos de diversas áreas.

Atualmente começaram a serem desenvolvidos cursos técnicos EAD, ou seja, os alunos poderão acompanhar a todo curso de forma remota, através de um ambiente virtual.

Como todos sabem o meio digital permite a criação de inúmeros cursos EAD, esta regra também se aplica aos cursos técnicos. São diversas as instituições que oferecem cursos técnicos EAD de diversas modalidades, mas entre tantos quais são os mais procurados?

RANKING EAD

Para responder esta pergunta vamos consultar o ranking elaborado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), a Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e o Grupo Gestão RH, com a finalidade de ajudar ao aluno a escolher o melhor curso EAD.

Este ranking de cursos EAD pode ser consultado na íntegra clicando aqui. Neste artigo vamos abordar apenas os cursos técnicos EAD com maior conceituação.

MÉTODO DO RANKING EAD

Apenas à título de informação, cabe destacar qual o método utilizado pelo ranking para qualificar os cursos EAD e as instituições. Pois bem. São levados em conta diversos critérios, dentre eles:

  • Avaliação de Colegas;
  • Capacidade Tecnológica;
  • Proporção Tutor/Aluno;
  • Impacto no Mercado de trabalho.

A avaliação de colegas – Consiste em uma aferição elaborada diretamente com entrevistados, que tiveram que indicar quais cursos EAD consideram melhor em sua respectiva área.

Impacto no mercado de trabalho – Este critério foi desenvolvido pelo profissionais de recursos humanos, que nomearam até cinco cursos EAD mais relevantes.

Proporção Tutor/Aluno – Foi elaborado um cálculo onde foi obtida um número médio e uma razão entre a quantidade de alunos e tutores dentre de um mesmo curso EAD.

Capacidade Tecnológica – Os provedores dos cursos forneceram informações sobre as tecnologias disponibilizadas para o curso EAD, a partir disso elaborou-se uma pontuação usada para a qualificação do curso no ranking EAD.

PUBLICIDADE


Classificação dos cursos EaD

Veja a seguir os cursos técnicos a distância mais bem avaliados no ranking:

Para conferir se os cursos EAD valem a pena, confira aqui.

1 – CURSO TÉCNICO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Este curso técnico EAD habilita o profissional a trabalhar dentro na indústria lidando diretamente com as tecnologias mais atualizadas como automação e robótica.

O aluno deste curso técnico EAD aprenderá a realizar o reparo e montar equipamentos e dispositivos, atuará na construção de sistema para controle de automação.

Tal curso técnico EAD é muito procurado pelas empresas, uma vez que o técnico em automação industrial poderá implementar tecnologias visando a otimização da linha manufatureira.

2 – CURSOS TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES

Através deste curso técnico EAD o aluno adquirirá competência para a tecnologia da informação, mais especificamente na área de redes.

O curso técnico em EAD qualificará o profissional para criar e manter redes de computadores, com troca de informações intensas, servidores, manter cabeamentos, configurar acessos de usuários, e-mails, impressoras, scanners e não menos importante segurança de redes.

O profissional nesta área é muito demandado no mercado profissional, uma vez que qualquer empresa, desde aquelas de pequeno porte, necessitam criar servidores e configurar computadores. Vemos que o curso técnico EAD de técnico em redes de computadores é um ótima opção.

PUBLICIDADE


3 – CURSO TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES

Este curso técnico EAD qualificará o aluno para atuar diretamente na área da construção civil. O Técnico em edificações tem qualificações para acompanhar a execução de uma obra, podendo desenvolver projetos, verificar orçamentos, cronogramas, coordenação técnica e outras.

O mercado no trabalho sempre exige técnicos em edificações, uma vez que a construção civil está presente em todo o país, em qualquer época, neste sentido o curso técnico EAD é uma boa opção para o aluno que deseja se qualificar profissionalmente.

4 – CURSO TÉCNICO EM RECURSOS HUMANOS

O técnico em recursos humanos atuará diretamente na área de gestão humana dentro da empresa, terá qualificações necessárias para realizar cálculos trabalhista, processos de recrutamento, que serão desenvolvidas através do curso técnico EAD em recursos humanos.

Este profissional detém competências para relações interpessoais, visando sempre a ética dentro do ambiente do trabalho e a organização no geral.

Tal profissional poderá encontrar com facilidade vaga no mercado de trabalho, vez que a gestão de pessoas é muito dinâmica e exige atenção e qualificação do profissional.

5 – CURSO TÉCNICO EM ÓPTICA

Com a revolução tecnológica ainda acontecendo, a população no geral teve acesso a inúmeros dispositivos e se mantém ligados, o que acaba por prejudicar a visão no geral. Levando em conta fatores genéticos, podemos concluir que grande parcela das pessoas têm algum tipo de problema com a visão.

Diante disso o mercado de óptica com a confecção, manutenção, compra e venda de óculos e lentes de contatos, está sempre crescendo e o curso EAD de técnico em óptica oferecerá as qualificações necessárias para o aluno trabalhar nesta área.

Desta forma o técnico em óptica deterá aptidões técnicas para atuar diretamente com este mercado em constante crescimento.

6 – CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA NO TRABALHO

A valorização do trabalhador exigem a preocupação da empresa com relação a saúde do trabalho, evitar acidentes e manter a integridade física do profissional.

Atualmente exigem inúmeras regulamentações que somente o técnico de segurança do trabalho tem ciência e as competências para observá-las e cumpri-las.

Desta forma o curso EAD qualificará um técnico em segurança do trabalho, que poderá encontrar sua vaga no mercado de trabalho facilmente, uma vez que qualquer ambiente de trabalho oferece riscos ao trabalhador, sendo obrigação da empresa ter um profissional qualificado para evitar acidentes dentro do ambiente de trabalho.

PUBLICIDADE


7 – CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM 

A área da saúde cresce na mesma proporção que a população cresce, portanto os profissionais nesta área costumam ser bem remunerados e sempre estarem empregados.

O curso EAD de técnico em enfermagem conferirá aptidões e competências necessárias para o aluno atender o paciente, aferir a pressão, prestar os primeiros socorros e cuidados gerais como administrar medicamento, higiene, monitorar condições clínicas e atuar em programar de qualidade dentro do ambiente hospitalar.

     

    Seja o primeiro a comentar

    Faça um comentário

    Seu e-mail não será divulgado.


    *