Connect with us

Artigos

Qual a diferença de cursos livres e cursos técnicos?

Entenda qual a diferença e saiba como escolher o seu!

Published

on

Publicidade

A cada ano os brasileiros vem se deparando com algo que está crescente; o desemprego. Muitos são os trabalhadores que se dividem em mais de um emprego para gerar uma maior renda para sua casa e assim suprir suas necessidades básicas. Porém, o que vem sendo muito discutido é o que pode auxiliar esses trabalhadores a conseguirem melhores ofertas de emprego e assim, ter uma maior tranquilidade financeira.

PUBLICIDADE


Ao pesquisarmos mais a fundo sobre o que nos auxilia a alcançar uma vaga de emprego melhor, nos deparamos com experiência em cursos profissionalizantes, sejam eles cursos livres e cursos técnicos. Esses cursos qualificam o trabalhador na hora de ser selecionado e contratado para uma vaga de emprego. Mas afinal, o que são esses cursos e qual a diferença entre eles? Neste artigo iremos te explicar a diferença deles, dar a você dicas de cursos profissionalizantes gratuitos e ONLINE e também disponibilizaremos artigos para te auxiliar a montar um currículo para conseguir a vaga desejada e também aonde fazer cursos de qualidade!

O que são os cursos técnicos gratuitos e aonde se pode encontrar?

Para te explicar melhor a diferença, vamos começar a explicar primeiro o que são cada um dos cursos. Os cursos técnicos gratuitos valem a pena pois podem enriquecer os conhecimento em várias áreas, tais como: humanidades, ciências de precisão, tecnologia da informação, atendimento ao cliente, educação, gestão de pessoal, mediação de conflitos, tela, gestão do tempo, marketing e outras áreas do conhecimento. Algumas instituições de ensino oferecem esses cursos, tais como os Institutos Federais, o Centro Paula Souza, Senai e Senac, dentre muitos outros.

Certamente a escolha de um curso gratuito para o aluno é um momento difícil, que exige muita reflexão a fim de encontrar aquele curso com que ele mais se identifica, visando turbinar seu currículo. Encontrar o curso perfeito, que combine com o aluno será uma grande vantagem para o seu currículo.

Notadamente uma boa escolha poderá lhe trazer mais oportunidades para o mercado de trabalho e expandir o seu leque de atuação profissional. Após escolher o curso gratuito ideal, se planejar financeiramente, o aluno deverá adaptar toda a sua rotina para conseguir cumprir a carga horária mínima e ter boas notas.

São normalmente cursos que podem sim ser atendidos na modalidade EAD, além de serem gratuitos são aprovados pelo MEC (Ministério da Educação), valendo na modalidade profissionalizante e não como um curso livre, pois possui uma maior carga horária com relação as matérias do curso!

Dentro dessas instituições de cursos técnicos gratuitos, quais cursos podem ser encontrados?

  • Técnico em Transações Imobiliárias: conclua em 10 meses!
  • Técnico em Design de Interiores
  • Técnico em Administração
  • Técnico em Logística: conclua em 10 meses!
  • Técnico em Qualidade
  • Técnico em Recursos Humanos
  • Técnico em Secretariado: conclua em 10 meses!
  • Técnico em Informática para Internet
  • Técnico em Meio Ambiente
  • Técnico em Segurança do Trabalho
  • Técnico em Guia de Turismo
  • Técnico em Administração

O que são os cursos livres e aonde se pode encontrar?

Os cursos livres são específicos e rápidos, e por serem dinâmicos acabam por acompanhar as necessidades do mercado. Constar no seu currículo um curso livre, serve como comprovar a sua formação extracurricular e comprovar a sua qualificação, os cursos livres não precisam de regulamentação do MEC. Com certeza, isso poderá ser um diferencial para o recrutador do processo seletivo objetivado. Os cursos livres existem em diversas plataformas, como a Unova, Senac, Learn Google, Fundação Bradesco e Escola e Educação.

Existe um mito recorrente entre as pessoas que procuram um curso gratuito, sobre a sua validade perante o mercado de trabalho, por isto, neste tópico vamos esclarecer esta curiosidade.

Infelizmente muita gente tem interesse de realizar uma graduação ou um curso profissionalizante EAD, mas acabam não o fazendo por acreditar que eles não têm validade para o mercado de trabalho. Bem, isto é mito! Isto porque, O diploma EAD tem a mesma validade de um curso presencial. Durante sua formação profissional, você poderá ser exposto a diversos cursos. No entanto, alguns deles não estão necessariamente relacionados à vaga para a qual você se inscreveu. Principalmente se houver cursos gratuitos no curso, selecione apenas aquelas promoções que são úteis para a sua imagem no processo de seleção.

PUBLICIDADE


O objetivo é provar ao recrutador que sua formação extracurricular contribui para a empresa. Por exemplo, se você pretende trabalhar no setor financeiro, pode não ser importante fazer uma visita guiada, por exemplo – a menos que haja alguma conexão com o nicho de mercado da empresa envolvida.

Inclusive, um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas aponta que 62,58% dos alunos que cursaram o ensino profissionalizante obtiveram um emprego na área. A pesquisa ainda mostra ainda que 65,61% dos estudantes informaram que os cursos livres ensinaram o conteúdo necessário para o bom desempenho no emprego.

Dentro dessas instituições de cursos livres gratuitos, quais cursos podem ser encontrados?

  • Maquiagem Profissional;
  • Informática Básica;
  • Auxiliar Administrativo;
  • Assistente Administrativo;
  • Balconista / Atendente de Farmácia;
  • Agente Comunitário de Saúde;
  • Inteligência Emocional;
  • Design Gráfico;
  • Marketing Digital;
  • Formação do Preço de Venda;
  • Crie Vídeos Animados com VideoScribe;
  • Nutrição Básica;
  • Espanhol Básico;
  • Inglês Básico;
  • Entre outros.

Afinal, qual a diferença entre os cursos técnicos e os cursos livre?

Nesse sentido, a principal diferença entre o curso livre e o curso técnico é que o último precisa ser registrado no Ministério da Educação (MEC). Além disso, o curso técnico tem um caráter profissionalizante. É possível iniciá-lo, por exemplo, ainda no ensino médio. Já o curso livre é muito mais flexível, com opções totalmente pela internet e também presenciais. Pode ser até um curso de extensão.

Mas, pode ter certeza, é possível ter sucesso apenas com um certificado de curso técnico ou de curso livre. Dessa maneira, os dois podem ser encontrados em instituições de ensino de qualidade, como na Unova, Senac, Learn Google, Fundação Bradesco e Escola e Educação.

Apesar de não ser regulamentado pelo MEC, o curso livre é previsto em lei, no decreto presidencial 5.154, de julho de 2004, que valida essa modalidade como educação não-formal. Além disso, determina que são cursos de duração variável, que podem ser ofertados presencialmente ou a distância.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos e veja mais artigos do Job sobre empregos e cursos gratuitos clicando aqui.

Para saber mais sobre cursos gratuitos, veja abaixo artigos que selecionamos exclusivamente para você leitor, com informações exclusivas e dicas importantes para alavancar o seu currículo!

Acesse também:


Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *