Currently set to No Index
Connect with us

Artigos

Qual a graduação mais procurada; Veja neste artigo.

Published

on

Publicidade

As graduações são as formações em nível superior que se subdividem em tecnólogos, licenciatura e bacharelado. Cada divisão do curso de graduação tem uma finalidade.

PUBLICIDADE


Tecnólogos – O curso é voltado para as necessidades do mercado como um todo. Portanto toda a grade busca levar ao aluno as tecnologias desenvolvidas nas empresas e no ambiente profissional. O profissional tecnólogo conhece a fundo todos os processos de produção e urgências demandadas pelos empregadores. Uma vez dentro do mercado de trabalho, este profissional se destaca por conhecer as expertises necessárias para o bom desenvolvimento da produção de seu serviço.

Licenciatura – Este curso é voltado para os interessados em lecionar, por isso diversas graduações além de oferecerem os bacharelados, possuem a modalidade específica para licenciatura. Durante o curso o aluno aprenderá e desenvolverá competências para lecionar e ser um bom professor, de acordo com a matéria que irá professorar no ambiente escolar.

Bacharelado – Esta espécie de curso é voltado para trazer ao aluno a própria ciência desenvolvida. Desta forma o formado terá uma ampla noção sobre os desenvolvimentos científicos de sua área em comum. O bacharel é requisitado para as profissões que demandam uma complexidade em razão da sua abrangência. São os casos das engenharias, direito, dentre várias outras.

Desta forma fica claro que os cursos de graduações são tão abrangentes que subdividem em 3 grandes espécies, mas afinal de contas quais são os cursos mais procurados?

 

QUAIS SÃO AS GRADUAÇÕES MAIS PROCURADAS?

Em 2018 o Ministério da Educação elaborou um censo com os cursos de nível superior mais procurados, diante destes dados a Quero Bolsa, elaborou um ranking listando as graduações com maior número de procura e matrículas, vejamos:

 

– Direito

Este curso está disparo como primeiro lugar do ranking das graduações mais procuras. Trata-se do curso de Bacharel em Direito, onde o aluno durante a graduação irá aprender sobre todas as áreas do direito de forma geral, desta forma, após o curso completo o profissional terá competências suficientes e gerais para atuar nesta área muito demandada perante todo o Brasil.

Ocorre que para poder exercer a profissão como advogado, o aluno deverá primeiro exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Esta prova é composta de duas fases, uma primeira objetiva com teste e a segunda com a redação de peça profissional e resposta das questões manuscritas.

Após conseguir passar por este exame, o aluno estará habilitado para exercer a advocacia, que abrange muitas áreas, um leque de oportunidades.

Não só isso, mas também terá a oportunidade de fazer concursos para magistratura, promotoria, defensoria, cargos estes muito relevantes para a sociedade, fora a remuneração elevada.

– Administração

A procura por este curso está alinhada as necessidades do mercado, que sempre está em busca de profissionais para liderarem grupos e projetos, gerenciar recursos humanos e financeiros.

Neste curso o aluno aprenderá a gerenciar os materiais dentre de uma empresa, organizar os aspectos de coordenação estrutural e por fim otimizar e manter em ordem a produção do ambiente de trabalho.

Trata-se também de uma espécie de bacharel onde o aluno desenvolverá e será ensinado sobre todas as áreas da ciência da administração.

 

– Engenharia Civil

Este é um dos cursos mais tradicionais e muito procurado pelos graduandos, o curso de engenharia civil também é bacharelado, ou seja, o graduando aprenderá no geral sobre a ciência da engenharia.

A grade é composta por matérias como:

  • Abastecimento e tratamento de água;
  • Ação de Segurança nas Estruturas;
  • Ciências dos Materiais;
  • Matemática;
  • Física;
  • Mecânica dos Sólidos;
  • Eletricidade aplicada;
  • Ciências do Ambiente;
  • Humanidades, Ciências Sociais e Cidadania.

O graduando será capaz de desenvolver e acompanhar a realização dos projetos de prédios, viadutos, casas, estradas, barragens e muitas outras.

Depois da formação, o engenheiro poderá se especializar em outras áreas, como saneamento, estruturas, hidráulica e muitas outras.

O mercado da construção civil cresce constantemente, paralelo a isto o engenheiro civil é o profissional chave para o desenvolvimento de um bom projeto com segurança e profissionalismo.

PUBLICIDADE


– Enfermagem

Este curso também é um dos mais procurados entre os brasileiros, tanto é que está em quarto no ranking desenvolvido.

Trata-se também de bacharelado, de modo que o aluno aprenderá sobre as ciências da saúde e será capaz de atuar diretamente com o tratamento e proteção da vida das pessoas.

Além da graduação a nível de bacharelado, há também a formação como tecnólogo, onde o graduando desenvolverá as competências exigidas pelo mercado de trabalho, sendo capaz de manusear e desenvolver as tecnologias mais atuais na área da saúde.

A grade curricular do curso de enfermagem é composta por algumas das seguintes matérias:

  • Ciências Biológicas e da Saúde;
  • Ciências Humanas e Sociais;
  • Ciências enfermagem;
  • Agentes Infecciosos;
  • Anatomia humana;
  • Bases anatomofisiológicas da Avaliação clínica.

Durante a graduação o aluno poderá aprender na prática dentro dos laboratórios da instituição de ensino os cuidados necessários com as pessoas e as competências e aptidões da enfermagem.

 

– Pedagogia

Esta graduação é também umas das mais procuradas pelos graduandos, uma vez que o mercado também é muito abrangente.

O aluno formado em pedagogia está apto para atuar com a educação de vários níveis, desde educação infantil à educação fundamental, médio e de jovens e adultos.

A duração média é de quatro anos. Neste curso o aluno irá desenvolver capacidades e aptidões para exercer e lecionar para muitos públicos, dentre as matérias no curso de pedagogia, algumas serão:

  • Antropologia I e II;
  • Fundamento da Educação;
  • Língua Brasileira de Sinais;
  • Direitos Educacionais de adolescentes e jovens.

 

– Psicologia

Com o aumento das patologias mentais, das ansiedades em razão do mundo moderno, a formação de psicólogo também ganhou destaque, como também uma das necessidades das pessoas de se tratarem e realizar uma terapia.

Além de atuar como psicólogo clínico, o profissional é requisito em demais áreas como para realizar testes psicotécnicos em testes de habilitação, para tirar o porte de arma, dentre muitos outros.

Percebe-se que é um mercado em constante evolução e crescimento como forma de suprir as necessidades emocionais e subjetivas da população. Certamente isso também em razão dos aumentos das relações inter-humanas com a digitalização e virtualização dos contatos.

PUBLICIDADE


O curso de psicologia é geral, por se tratar também de um bacharelado, mas a graduação se articula em torno de alguns eixos:

  • Fundamentos epistemológicos e históricos
  • Fundamentos teórico-metodológicos;
  • Fenômenos e processos psicológicos;
  • Procedimentos para investigação prática profissional;
  • Procedimentos para investigação científica.

Além de todos as matérias o graduando desenvolverá algumas habilidades, dentre elas:

    • Criar ações voltadas à saúde psicológica
    • Desenvolver projetos voltados à saúde psicossocial;
    • Tomar decisões;
  • Liderar;
  • Administração de recursos;

Portanto verifica-se que o psicólogo é cada vez mais procurado, de modo que a graduação também é umas das mais buscadas pelos estudantes.

    Click to comment

    Leave a Reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *