Connect with us

Concursos Público

Veja 10 dicas para quem está à procura do primeiro emprego

Confira essas super dicas que irão ajudar você a encontrar seu primeiro emprego!

Published

on

By

Publicidade

A busca pelo primeiro emprego é sempre bastante empolgante, porém, pode encontrar dificuldades no caminho, especialmente se a pessoa não tiver nenhuma experiência prévia em funções ou habilidades primordiais para a vaga.

Se você está em busca de uma oportunidade e ainda não sabe elaborar um currículo para primeiro emprego, veja 10 dicas que separamos para que esse encontro seja uma realidade em menos tempo.

10 dicas para encontrar o primeiro emprego

Muito além de possuir uma boa carta de apresentação, outras dicas são extremamente essenciais para você fortalecer o currículo para primeiro emprego.

Autoconhecimento

Conseguir trabalho está cada vez mais difícil. Portanto, ter conhecimento das suas habilidades e dificuldades é importante para conquistar o primeiro emprego.

Além de ser ideal para o recrutador entender melhor as áreas em que você pode prestar um serviço de qualidade, você consegue se desafiar para melhorar os pontos fracos e aprimorar os que já são consolidados e conquistar a vaga dentro de programa como meu primeiro emprego.

Faça bom uso das redes sociais

Já se foi o tempo em que as redes sociais existiam apenas para o lazer, atualmente elas servem como um grande portfólio e networking para quem está buscando investir na carreira e pode ser uma das opções de primeiro emprego.

Mesmo que você esteja buscando o seu primeiro emprego, nada impede que você comece a construir uma figura de autoridade nas redes e chame a atenção de profissionais mais experientes que podem ser essenciais para você alcançar a primeira oportunidade.

Crie contas profissionais nas redes sociais, como o Instagram, por exemplo, e utilize o Linkedin ao seu favor.

Faça um currículo atrativo e direto para cada oportunidade

Elaborar um currículo nunca é uma tarefa fácil, ela se torna ainda pior quando você acaba tendo habilidades em dois nichos diferentes. Não é aconselhável colocar tudo em um mesmo documento, afinal, o excesso de informações pode afastar a possibilidade de conseguir trabalho.

Por isso, se você tem duas ou mais áreas de grande interesse para opções de primeiro emprego e possui habilidades específicas para cada uma, elabore mais de uma versão do currículo e o deixa bastante atrativo focando nas principais experiências e cursos de capacitação.

Esteja sempre preparado para entrevista

Uma grande dica para esse preparo é ser você mesmo durante todo o tempo. Esqueça a tentação de querer impressionar através de mentiras que podem não se sustentar no dia a dia de trabalho se você conseguir o contrato.

Cada vez mais, as empresas buscam lidar com o lado humano de seus funcionários, portanto, se você não estiver dentro do parâmetro de uma empresa, certamente estará para muitas outras.

Pratique uma boa comunicação

A habilidade e desenvoltura da comunicação já é algo medido desde a entrevista com o recrutador. Dessa forma, conseguir manter um ambiente descontraído durante o processo seletivo é uma grande oportunidade para conseguir a efetivação.

 

Candidatos que se comprometem apenas a responder perguntas e não mostram curiosidade para ir além podem não combinar com o perfil de diversas empresas, uma vez que a comunicação é primodial até mesmo para evitar pequenos problemas.

Considere aceitar oportunidades temporárias

Ainda que não seja o ideal, o primeiro emprego pode surgir como um contrato temporário, cobrindo férias de outro colaborador ou até mesmo durante somente o período de experiência.

Embora possa parecer frustrante, invista neste tipo de vaga, ela será importante para compor experiências no currículo e deixá-lo ainda mais atrativo para o futuro.

Seja voluntário

A ideia de trabalhar de graça não é algo que muitas pessoas gostariam de passar, principalmente se você precisa pagar seus boletos mensalmente. No entanto, para alguns candidatos, o primeiro emprego pode ser como voluntário e pode render experiências impressionantes.

Com o trabalho voluntário, você entra em contato com o dia a dia daquele profissional e pode até mesmo decidir se gostaria ou não de continuar trilhando por essa profissão. Além disso, esse tipo de vaga também pode render o desenvolvimento de habilidades específicas e que serão utilizadas nos próximos anos de vida profissional.

Elabore um plano de carreira

Apesar de o primeiro emprego ser empolgante e uma virada na vida adulta, você precisa evitar se estagnar no mesmo posto. Infelizmente, algumas empresas não oferecem tantas oportunidades de crescimento e não se incomodam em elaborar um plano de carreira para seus colaboradores.

No entanto, isso não é um problema para você pessoalmente. É importante que você trace metas e objetivos na profissão e saiba abdicar de oportunidades que já não estão rendendo o tanto que você gostaria.

 

A vida passa bastante depressa, então, é importante que você esteja sempre em uma posição confortável e aprendendo com as oportunidades para alcançar as conquistas profissionais que deseja.

Amplie o networking

Sabe a dica de utilizar as redes sociais também como forma de divulgação de trabalho? Ela também é importante para você conseguir aumentar sua rede de contatos.

Quanto mais você trabalhar para ganhar autoridade e credibilidade da audiência que te segue, melhor visibilidade para profissionais mais sênior você vai conseguir alcançar, podendo render convites para ministrar palestras e outras atividades que são primordiais na conquista de uma nova posição de trabalho.

Não desista

A busca pelo primeiro emprego e pela tão sonhada estabilidade emocional e financeira pode ser algo bastante complicado e frustrante em possíveis negativas das empresas. É importante que você utilize as más experiências como reflexão.

Entender onde você pode ter se equivocado, ou ainda se o posto de trabalho era realmente ideal para o seu perfil, faz com que seja possível se preparar ainda melhor para as próximas oportunidades de conquista do primeiro emprego.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *