Veja quais benefícios do INSS você pode receber esse ano!

O INSS pode fornecer diversos benefícios, mas pra isso é necessário conhecer esses benefícios! Saber quais tipos de apoio financeiro podem ajudá-lo, especialmente se você precisar se inscrever.

PUBLICIDADE


Afinal, o que é o INSS?

Antes de falar em benefícios, saiba que o Instituto Nacional de Seguridade Social é o responsável pelo pagamento dos valores repassados ​​aos contribuintes ou necessitados de assistência.
Dessa forma, o instituto recebe e analisa todas as solicitações para verificar se os critérios definidos para a concessão do atendimento são atendidos.
Geralmente, esses critérios referem-se principalmente ao período de carência, que é o período mínimo de contribuição para o INSS, além da qualidade segurada, que se refere ao seu direito aos benefícios.
Em alguns casos, a idade para requerer a aposentadoria e até mesmo a incapacidade para o trabalho quando necessário para receber o auxílio-doença ou invalidez.

Os auxílios para os segurados do INSS são:

  • Auxílio-Acidente;
  • Auxílio-doença acidentário;
  • Auxílio-doença comum;
  • Auxílio-Reclusão Rural;
  • Auxílio-Reclusão Urbano;

Porém, atenção: caso queira solicitar auxílio doença ou acidente, o solicitante deve, além de um período mínimo de diferimento de 12 contribuições e da qualidade do segurado, comprovar também sua incapacidade de continuar a cumprir sua funções profissionais.
Pode estar relacionado a um acidente ou doença ocupacional que ocorra no trabalho, além da doença usual, fazendo com que o empregado se desligue por um período de tempo.
Se a invalidez for irreversível, é possível solicitar, por exemplo, uma pensão por invalidez. No caso do auxílio-reclusão, os beneficiários ficam a cargo do segurado.
A média é, portanto, de 24 contribuições antes da prisão em modo fechado ou semiaberto. O segurado não pode receber salário ou outros benefícios do INSS.
As pensões também são concedidas a pessoas dependentes do segurado.

Pensões para os dependentes dos segurados do INSS:

  • Pensão por Morte;
  • Pensão por Morte Rural;
  • Pensão especial por hanseníase;
  • Pensão especial destinada a crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus;
  • Pensão especial da síndrome da Talidomida;

Para os dependentes poderem receber, é necessário atender aos requisitos de cada tipo de pensão, que dizem respeito principalmente à duração da contribuição, e à comprovação de dependência financeira.

Acesse também:

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*